top of page

Serra Gaúcha (Parte 1): Gramado

Boa tarde pessoal, tudo certo por aí? Estou aqui hoje para falar um pouco para vocês sobre a minha viagem à serra gaucha. Como passei por diferentes lugares e cidades, resolvi dividir este assunto em diferentes posts para ficar mais claro e explicar certinho minhas experiências. Vamos lá?!


Para começar, vou falar um pouco sobre a principal cidade turística da região: Gramado. Esta cidade é muito famosa nacionalmente, sendo considerada um pedacinho da Europa aqui no Brasil. E a cidade faz jus a este título!


Já na entrada da cidade somos recebidos por este pórtico no estilo bávaro, em pedra e madeira. Este é o mais antigo dos dois pórticos da cidade, construído em 1973 (mais informações aqui).


Pórtico de entrada de Gramado

A arquitetura é predominantemente no estilo alemão, com aqueles telhados bem inclinados típicos da Alemanha. A cada esquina é um prédio com cores diferentes, mas seguindo sempre o mesmo modelo, como nas fotos.


Clique nas fotos para vê-las em tamanho maior.

Eu visitei a cidade no final de Agosto. Esperava encontrar temperaturas baixas ainda, já que estava em meados do inverno, mas...quebrei a cara. Os casacos e peças de frio que levei na mala ficaram por lá mesmo. Apenas um dia, quando caiu uma leve chuva, que o tempo esfriou e consegui usar um casaco mais pesado. Uma pena! Mas isso não me impediu de aproveitar tudo que a cidade podia oferecer.


De cara você logo vai perceber que, além da arquitetura, a cidade se parece em outros aspectos com as da Europa. O trânsito é super organizado, com motoristas educados que param nas faixas de pedestres (isso para mim, que sou e Londrina, é um luxo, acreditem!) e, pasmem, não há semáforos. Sim, o tráfego funciona normalmente sem a necessidade de semáforos. Mesmo sendo uma cidade relativamente pequena, em torno de 35 mil habitante (Fonte: IBGE, 2017), esta conscientização no trânsito impressiona. Em contrapartida, há inúmeras rotatórias, que também funcionam incrivelmente bem.


Agora vamos aos principais pontos turísticos da cidade que visitei. Vou comentar de três lugares neste post e o restante fica para os próximos, senão o texto vai ficar enorme, rs!



LAGO NEGRO


O Lago Negro, um dos cartões postais de Gramado, é lindo. Devido a um incêndio que atingiu o local, um caminho para as águas de um riacho foi aberto para impedir que o fogo se espalhasse ainda mais. Assim, o lago foi criado, em 1942. Tem um post no meu Instagram que conta mais a origem do lago (clique aqui). A cor verde escura da água contrasta com o colorido das flores que permeiam as margens, dando um visual incrível! É possível alugar pedalinhos em formato de cisnes brancos e dar uma volta pelas águas do lago. Um passeio bem romântico. Uma ótima pedida pra quem está em lua de mel!


Dentro do parque onde está o lago, há um restaurante chamado Paradouro Lago Negro. Comi lá duas vezes durante minha viagem e adorei. Super recomendo! Farei um post apenas sobre comidas que experimentei na serra gaúcha e falo mais sobre este local.


Clique nas fotos para vê-las em tamanho maior.

IGREJA MATRIZ SÃO PEDRO APÓSTOLO


A Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, localizada no centro de Gramado, é uma construção de 1917 toda feita em blocos de pedras com uma torre de 46 metros de altura. Em frente, há a praça onde estão as esculturas dos 12 apóstolos de Jesus Cristo. Por dentro, a igreja possui uma arquitetura no estilo romano, com um telhado todo cheio de detalhes. No Instagram também tem um post só sobre esta igreja, confira aqui.

Clique nas fotos para vê-las em tamanho maior.

FONTE DO AMOR ETERNO

Ao lado da igreja, localiza-se a Fonte do Amor Eterno. Esta fonte, inspirada na Fontana Di Trevi da Itália, representa, como o próprio nome diz, a eternidade do amor entre as pessoas. Em seu entorno é possível colocar cadeados (vendidos nas lojas ao lado) que são trancados para que o amor dure para sempre. É uma ótima oportunidade de fazer aquela declaração de amor para a pessoa especial da sua vida! ;) (post no Instagram aqui).


Clique nas fotos para vê-las em tamanho maior.

Vale ressaltar que todos estes locais tem acesso gratuito ao público, então aproveitem!


Bom pessoal, por hoje é isso. Nos próximos posts falarei sobre os outros pontos turísticos de Gramado. Fiquem ligados!


Para mais fotos da serra gaúcha, não deixem de dar uma olhada no meu perfil no Instagram, clicando aqui. Me sigam por lá! ;)


Muito obrigado.


Abraço!


Renan.

Você pode gostar também:
Renan Zanin

Renan Zanin

"Happiness only real when shared"
bottom of page