top of page

Canadá: Toronto

Olá pessoal, tudo bem? Vou dar início a uma série de posts sobre alguns lugares do Canadá que visitei durante meu intercâmbio em 2013. Mesmo já fazendo 4 anos que estive por lá, as coisas estão bem vivas na minha memória e acho que as dicas ainda são válidas. Vamos lá?!



TORONTO


Toronto é a maior cidade canadense e a mais conhecida internacionalmente e, por isso, muitas pessoas acham que é a capital do país. Porém isso não é verdade. Toronto é um grande centro financeiro e cultural do Canadá, mas é apenas a capital de uma das províncias canadenses, Ontário.


Como toda cidade grande, Toronto possui de tudo e mais um pouco. Diversos restaurantes das mais diferentes partes do mundo, lojas de grandes grifes internacionais e muitos pontos turísticos para serem visitados. Muitos comparam Toronto com Nova Iorque, o que, particularmente, concordo. As duas cidades tem o mesmo ar cosmopolita e agitado.


A moeda corrente do país é o dólar canadense, que sai um pouco mais barato que o americano. Hoje, no dia que estou escrevendo este post, a cotação está em torno de R$ 2,73. Vale dar uma conferida nisso quando você for viajar para lá!


A cidade é bem segura (como a maior parte do Canadá!) e bem fácil de se locomover. O sistema de transporte público conta com metrô, ônibus e uma espécie de bondinho elétrico, conhecido como streetcar. Vamos aos preços:


- Passe único: C$ 3,35/pessoa;

- Passe diário (day pass): C$ 12,50/pessoa, válido até as 05:30 da manhã do dia seguinte ao da compra;

- Passe semanal (weekly pass): C$ 43,75/pessoa ou C$ 34,75/pessoa para estudantes de 13 a 19 anos e idosos a partir de 65 anos.


Vale ressaltar que todos os passes podem ser usados nos 3 tipos de transportes disponíveis dentro da cidade e o passe semanal é vendido apenas de terça a quinta-feira. Os passes podem ser adquiridos em qualquer estação de metrô. Transportes metropolitanos, para fora de Toronto, não estão inclusos e podem ser cobrado taxas extras. Mais informações no site oficial da companhia de transporte aqui.


Dito isso, vamos a algumas atrações que merecem ser visitadas durante sua passagem por Toronto.



DUNDAS SQUARE


A Dundas Square é uma praça localizada no cruzamento das ruas Dundas St. e Yonge St. (considerada a maior rua do mundo!). Este é um dos pontos onde Toronto se assemelha muito a Nova Iorque, pois o local é muito parecido com a Times Square da cidade americana. Há diversos letreiros e telões iluminados pela praça fazendo com que o lugar fique bem iluminado, mesmo a noite. Há muitas lojas e restaurantes ao redor da Dundas Square, inclusive o Hard Rock Cafe e a entrada do Eaton Centre.


Clique nas fotos para vê-las em tamanho maior.


Endereço: 1 Dundas St E, Toronto, ON, Canadá.




EATON CENTRE


O Eaton Centre é um dos principais pontos comerciais de Toronto. É um shopping que reúne diversas lojas e restaurantes localizado no coração da cidade. Este shopping dá acesso ao Path, maior centro comercial subterrâneo do mundo, com aproximadamente 30 Km de extensão (veja o mapa, em inglês, aqui). Como em Toronto, e no restante do Canadá, faz muito frio no inverno, diversas cidades possuem este tipo de estrutura subterrânea toda climatizada e preparada para quando você quer fugir daquele vento gelado ou da nevasca que tá caindo do lado de fora. O sistema é interligado com as estações de metrô e aos principais pontos turísticos e edifícios próximos. Mais informações sobre o Eaton Centre aqui.


Clique nas fotos para vê-las em tamanho maior.

Endereço: 220 Yonge St, Toronto, ON, Canadá.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10:00 às 21:00; sábado, das 9:30 às 21:30; e domingo, das 10:00 às 19:00.




ROYAL ONTARIO MUSEUM


O ROM, como é conhecido, é um museu enorme com exposições de arte, arqueologia e ciências espalhadas por 40 galerias. Possui inúmeros artefatos antigos, diversos fósseis de dinossauros, coleções de pedras preciosas e pedaços de meteoritos, além de peças de arte. A fachada do museu é incrível, super moderna! Fica localizado bem no centro de Toronto. Mais informações sobre o ROM você encontra no site oficial aqui.


Clique nas fotos para vê-las em tamanho maior.

Endereço: 100 Queen’s Park, Toronto, ON, Canadá.

Horário de funcionamento: de segunda a quinta, sábados e domingos, das 10:00 às 17:30; e de sexta, das 10:00 às 20:30.

Preços do ingresso: adultos - C$ 20,00; crianças de 4 a 14 anos - C$ 14,00; idosos a partir de 65 anos - C$ 17,00; estudantes e jovens de 15 a 19 anos - C$ 15,50; crianças de 0 a 3 anos - gratuito.

CN TOWER


Uma das torres mais altas do mundo, a CN Tower é um dos pontos turísticos mais famosos de Toronto e do Canadá. Além de ser uma atração para os turistas, ela funciona como uma torre de comunicação. Nada como unir o útil ao agradável, não é mesmo?! Com 553 metros de altura, a vista lá de cima da torre é incrível. Dá pra ver a cidade toda e dizem que, com o tempo limpo, é possível enxergar as Catarata do Niágara, a 140 Km de Toronto. A 346 metros de altura é possível fazer a Edge Walk, uma caminhada em uma plataforma vazada do lado de fora da torre. Ainda há um restaurante panorâmico e um andar com piso de vidro, onde se pode ver o chão bem embaixo dos seus pés. Mais informações no site oficial aqui.



Clique nas fotos para vê-las em tamanho maior.

Endereço: 301 Front St. West ( & John St.), Toronto, ON, Canadá.

Horários de funcionamento: todos os dias das 9:00 à 22:30.

Horários de funcionamento do restaurante: das 11:00 às 15:15, para o almoço, e das 15:30 às 22:15, para o jantar.

Preços dos ingressos: Tower experience - C$ 36,00 para adultos; C$ 31,00 para idosos a partir de 65 anos; C$ 26,00 para crianças de 4 a 12 anos;

Edge Walk - C$ 225,00.




LAGO ONTÁRIO

Sendo o menor dos cinco grandes lagos da América do Norte, o Lago Ontário fica na divisa do Canadá com os EUA. Tem como principais cidades em suas margens Toronto, na província canadense de Ontário, e Rochester, no estado americano de Nova Iorque. O local é uma verdadeira praia! Como o lago é enorme, dá a sensação de mar mesmo, com ondas, areia e tudo mais. Na época que fui ainda era inverno, então estava bem frio, já que venta muito por lá também. É um lugar perfeito para uma caminhada às margens do lago ou nos parques ao redor, principalmente no verão. Mas mesmo no inverno vale a pena a visita. Um ótimo ponto por onde começar é a Woodbine Beach, local bem frequentado nos dias mais quentes por pessoas para se banhar nas águas do lago ou passar o dia sentadas na areia fazendo um piquenique. O local fica próximo à estação de metrô Woodbine. Não deixem de ir, o lago é lindo!


Clique nas fotos para vê-las em tamanho maior.


Endereço Woodbine Beach: 1675 Lake Shore Blvd E, Toronto, ON, Canadá.



Nas próximas semanas postarei mais alguns post sobre outras cidades do Canadá. Fiquem ligados! Não deixem de deixar seus comentários e sugestões. Vou adorar saber!


Para mais fotos do Canadá, não deixem de dar uma olhada no meu perfil no Instagram, clicando aqui. Me sigam por lá! ;)


Muito obrigado.


Abraço!


Renan.

Você pode gostar também:
Renan Zanin

Renan Zanin

"Happiness only real when shared"
bottom of page